top of page
  • Foto do escritorEquipa CAeCP

ANA LINHEIRO

Atualizado: 18 de set. de 2019

Os visitantes assíduos da Sala de Troféus do Estádio do Restelo lembrar-se-ão certamente de Ana Linheiro. Era com um sorriso rasgado que recebia todos os que visitavam o museu onde guardamos a nossa história. Os seus últimos anos ao serviço do clube foram passados naqueles corredores de vitrines, cuidando de cada taça, organizando cada efeméride, conservando cada pedaço da nossa enorme história.


O Belenenses faz-se de pessoas como Ana Linheiro.


No plano desportivo, teve uma consagrada carreira na Natação do clube, entre 1942 e 1945. Curto espaço de tempo, é certo, mas o suficiente para se sagrar 3 vezes campeã nacional, 6 vezes campeã regional, para deter 3 recordes absolutos, 6 de categoria, e para ser internacional. No plano diretivo, integrou sucessivas direções e ocupou os mais diversos cargos, conseguindo dar o seu enorme contributo às muitas modalidades do clube.

Foi, entre 1982 e 1991, Diretora do Departamento Histórico Desportivo, e são os seus contributos para a preservação da história do Belenenses que aqui recordamos.


Uma brilhante atleta, uma incansável dirigente e, por fim, uma importante historiadora belenense. O trabalho levado a cabo no nosso museu traduziu-se em dois volumes indispensáveis. Abraçou a tarefa de sistematizar todos os resultados desportivos do Clube Futebol “os Belenenses” em todas as modalidades, alguns aspetos diretivos, bem como noticias sobre jogadores e treinadores: “Datas e factos memoráveis de 1919 a 1999” (Vol. I) e “Datas e factos memoráveis de 2000 a 2009” (Vol. II).

A modalidade da natação, desporto onde brilhou pelo clube, foi também tratada com carinho especial com um volume que engloba os anos de 1926 a 1970.


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page