top of page
Foto do escritorEquipa CAeCP

E COMEÇA...

Atualizado: 18 de set. de 2019

Nos ombros deste recém-nascido blogue cai um peso enorme, a começar desde logo pelo seu nome de batismo. “Camisola Azul e Cruz ao Peito”, assim se denomina, uma expressão que todos os belenenses conhecerão certamente: trata-se do título do livro de Homero Serpa, uma das muitas leituras obrigatórias para qualquer sócio e adepto do nosso grande clube.

Este projeto surge porque os tempos assim o exigem. O panorama do futebol português mudou imenso desde 1919 e o espaço geográfico onde o clube se enraizou sofreu mudanças irreversíveis. O monopólio dos meios financeiros, desportivos e mediáticos concentra-se em três clubes; os rapazes da praia de Belém foram trocados por turistas e a classe operária do ‘país dos Belenenses’ foi-se afastando do clube.


Completamos este ano o ano do centenário, 100 anos redondos. Muitos diziam em 1919 que não aguentaríamos 2 semanas de vida. Também ninguém acreditava que aguentássemos a saída das Salésias, ou as dívidas contraídas do Restelo, ou a primeira descida de divisão, ou… Bom, a história do Belenenses nunca se fez daquilo em que os outros não acreditam. Fez-se da força da sua massa associativa, da garra dos seus jogadores, da visão dos dirigentes. E os 100 anos não podem ser vistos como uma meta, porque uma meta indica o fim de um percurso. E se há coisa que o Belenenses não tem é um fim.

Os 100 anos deverão ser uma passagem de testemunho. Dos mais velhos para os mais novos. Das memórias do passado para as projeções do futuro. Do saudosismo de outros tempos para o otimismo no horizonte. Há que celebrar o centenário e dele retirar importantes ensinamentos para o que aí vem.

E é esta responsabilidade que, em parte, este blogue quer ter. Com o intuito de partilhar com todos os que se interessam pelo Clube de Futebol "Os Belenenses" este “Camisola Azul e Cruz ao Peito” nasceu do desejo e da necessidade de divulgar os momentos mais marcantes do clube, desde a sua fundação até aos dias de hoje, não só por imagens e antigos artigos de jornais, mas também por factos e testemunhos de sócios e antigos atletas do clube. Este é um projeto independente, sem interesses secundários, e onde não há espaço para falar das divisões que ainda pontuam o dia-a-dia do clube, nem para discutir atuais direções.


Os objetivos do blogue serão:

· Difundir a história do Clube de Futebol "Os Belenenses" utilizando a potencialidade das novas tecnologias digitais;

· Sistematizar e identificar toda a bibliografia existente sobre o clube, tal como os boletins informativos, os números únicos e alguns artigos do jornal "Os Belenenses";

· Reforçar a "Alma Belenense" através da apresentação de episódios da história do clube, sejam desportivos ou administrativos;

· Reforçar a mística Belenense.


O estudo do passado só faz sentido se o mesmo for utilizado para compreender como se chegou ao presente. A riqueza da nossa história fala por si, seja nos momentos de júbilo e alegrias, sejam nos momentos de tristeza, apreensão e dificuldades em que o clube se viu ameaçado, até pela sua própria extinção.


Em ano de centenário, achámos que este era o momento ideal para partilhar a pesquisa e estudo sobre um dos clubes mais ecléticos e emblemáticos do futebol português.

Viva a Camisola Azul, Viva a Cruz ao Peito e Viva o Belenenses!



Banco de jardim na Praça Afonso de Albuquerque, Belém, onde a ideia para a criação do clube nasceu.




88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page