O Belenenses igualou com este triunfo sobre o Benfica, o Vitória FC no topo da tabela. Tendo já jogado ambas as partidas frente aos sadinos, os azuis viam-se obrigados a não voltar a vacilar e torciam para que o Vitória tivesse algum deslize. Nem de propósito, logo na jornada seguinte os rapazes da praia batem o Império por 3-0 e veem os vitorianos serem derrotados pelo Casa Pia pela margem mínima. O embate frente ao Sporting, na semana seguinte, poderá ditar a conquista do tão aguardado título de Campeão de Lisboa.
O relato deste jogo é menos conhecido, ou, pelo menos, muito menos difundido. Em boa verdade, e apesar de ter sido verdadeiramente o jogo do título, a história da partida é muito menos intensa do que foi a do embate com o Benfica um mês antes. Menos golos (o marcador final foi um 1-0) e menos peripécias (segundo” O Sport de Lisboa “da altura, o Belenenses dominou o Sporting sem espinhas) permitiram que o 5-4 frente às águias se tenha mantido como o grande destaque da temporada. Não obstante, há que assinalar o dia 21 de março de 1926 como o dia em que o Belenenses se sagrou, pela primeira vez, Campeão de Lisboa, dando início a uma década de ouro para os homens de Belém.
A conquista deu-se então frente ao Sporting por 1-0, golo marcado por Alfredo Ramos. O golo foi aliás registado em fotografia e foi publicado três dias depois no “O Sport de Lisboa” , que aqui apresentamos. Capta-nos a atenção o voo em vão do guardião leonino, a convicção do movimento do nosso avançado e, sobretudo, a boa moldura humana que assiste atenta ao momento que permitiu ao Belenenses vencer “com larga parcela de justiça, a última grande dificuldade que se lhe deparou no campeonato”. Beneficiando de novo deslize do Vitória FC (empate a 4 bolas com o Carcavelinhos), os azuis confirmam o título “ao cabo de sete épocas”, um apontamento pertinente d’ O Sport de Lisboa, que evidencia o esforço do clube em conquistar o troféu desde o primeiro ano da sua existência.
Certo é que, já com o título garantido, a equipa tem um derradeiro revés frente ao União de Lisboa por 1-4, mas tal em nada belisca a brilhante campanha do Belenenses na época 1925/26, replicada também no campeonato de 2ª categoria, onde, ex aequo com o Sporting, consegue o último lugar do pódio com a melhor defesa da prova; e no de 3ª categoria, onde se sagra vice-campeão, curiosamente também com a defesa menos batida.
Obrigado!
#BELÉMATÉMORRER 🔵
Belo Trabalho.
Viva o Nosso Belém
💪⚽🔵⚪