O desporto é, no essencial, um fenómeno colectivo onde os praticantes irmanados no mesmo ideal defendem o seu símbolo.
Em competição desportiva, uma equipa pretende obter maior pontuação que os seus adversários, bem como a sua própria pontuação relativamente ao ano anterior, respeitando as regras dessa competição.
O respeito pela integridade física do adversário é um aspecto fundamental em competição, bem como o “jogar justo”, traduzido literalmente da palavra inglesa, tão conhecida e polémica, “Fair Play”.
A “Mística Belenense“ é uma atitude essencialmente colectiva que os atletas e seus adeptos exteriorizam, e se baseia no respeito e devoção ao clube.
É claro que numa instituição centenária como o Clube de Futebol “os Belenenses”, a “Mística“ é muito forte. O facto da paixão pelo clube numa grande faixa de adeptos ser uma “coisa de família”, permite a renovação da mesma através da transmissão de pais para filhos, e até outros familiares.
São também muitos os casos, nos chamados adeptos de “geração espontânea”, surgir uma paixão tal como surgem aqueles amores à primeira vista.
Quem nunca sentiu aquela ímpar emoção quando entra no nosso estádio, o lindo Estádio do Restelo, e assiste à entrada dos atletas em campo? Temos a certeza que todos nós já o sentimos, e isto sente-se em todo o complexo desportivo do Restelo onde uma das nossas equipas esteja a entrar em campo para competir.
No jornal “os Belenenses” n.° 175 de 10 de Maio de 1957, encontra-se um texto que nos conta de forma admirável o que é a “Mística Belenense”.
Comments