30 de Novembro de 1919. Domingo, ás 15h, como o povo gosta. Foi neste magnífico dia que surgiu a primeira equipa de sempre do Clube de Futebol "Os Belenenses".
O Belenenses disputava a "Taça Associação" com mais 3 equipas: "Império", "Internacional" e Vitória Futebol Clube, sendo este último o nosso adversário na primeira meia-final desta competição.
Neste dia disputaram-se dois jogos a contar para a "Taça Associação": o Clube de Futebol "Os Belenenses" vs Vitória Futebol Clube, e "Império vs Internacional". Entre o "Império" e o "Internacional" registou-se uma vitória do primeiro por 4 bolas a 1. A outra meia-final entre o Clube de Futebol "Os Belenenses" e o Vitória Futebol Clube não correu de feição a nossa equipa pois perdemos por 1-0, jogo em que o Vitória de Setúbal se revelou mais forte fruto da qualidade da sua equipa e seus jogadores, mas também pela sua experiência nestas andanças. O Vitória já tinha 9 anos de existência e estes acabados de fazer nesse mesmo mês.
Segundo as estimativas desse dia, o jogo disputado no Campo Grande contou com a uma verdadeira enchente, cerca de 7000 pessoas, no entanto um dos nossos fundadores e o nosso primeiro guarda-redes de sempre, Mário Duarte, foi mais modesto e escreveu o seguinte sobre esse dia:
"Em 30 de Novembro de 1919 a equipa de «Os Belenenses», envergando camisas azuis debruadas a branco, com a cruz de Cristo no peito, joga contra o Vitória de Setúbal que tinha então uma fortíssima equipa em desafio inaugural da época de 1919-1920 para disputa da «Taça Associação».
Foi esta a primeira vez que o Clube de Foot-Ball «Os Belenenses» se apresentou em público. É curioso assinalar que não tínhamos conseguido treinar antes a equipa completa. Faltava sempre algum jogador aos treinos!
Novidade foi também a maneira como entrámos em campo: colocámo-nos todos debaixo da baliza e de aí foram saindo os jogadores em ordem para os seus lugares respectivos abrindo em forma de leque, 5, 3, 2 só ficando eu no meio da baliza no meu posto de guarda-redes!
Perdemos por 1-0 «goal» que foi metido por um defesa nosso, numa infeliz intervenção.
O campo, do Sporting Clube de Portugal ao Campo Grande, registou uma das maiores enchentes daquele tempo. Seis mil pessoas!
Representaram o C. F. «OS BELENENSES»:
Mário Duarte; Bogalho; Arnaldo; Carlos Sobral; Artur José Pereira; Francisco Pereira; Aníbal Santos; Campos; Manuel Veloso; Joaquim Rio e Alberto Rio.
Recordarei aqui o nome de Henrique Costa, sempre aprumado mas com um ar já pesado. Ele era um bom conselheiro e orientador dos mais novos. Esteve no vestiário, acompanhando-nos sempre. Por um triz que jogava esse primeiro desafio, porque estavam dez jogadores quando, faltavam apenas cinco minutos, apareceu o décimo primeiro.
Henrique Costa, por ser o mais idoso, e também o de ar mais respeitável ficou sendo o sócio n.º 1. Artur cedeu-lhe essa honra e ficou o n.º 2. Até nisso o Artur era grande. (...)”
Comments