top of page
  • Foto do escritorEquipa CAeCP

CAMPEONATO DE LISBOA 1925/26 - PARTE I

Atualizado: 12 de jun. de 2020

O Belenenses não tardou em afirmar-se como um dos grandes do futebol português. Prova disso são as Taças Mutilados da Grande Guerra que o clube conquistou ainda em tenra idade, em 1921 e em 1923, menos de meia década após a sua fundação – um marco que já relembrámos aqui no blogue.

Taça Mutilados da Grande Guerra
Taça Mutilados da Grande Guerra

Porém, no futebol, como em qualquer desporto, o tempo desgasta o brio das conquistas e a falta de memória institucional e de cultura desportiva, que, no caso português, são particularmente gritantes, contribuem para que nos nossos dias pouco se valorizem as raízes do desporto rei e os títulos que nesta altura se discutiram. A Taça Mutilados da Grande Guerra, de importante valor histórico dado o contexto da época, é apenas um de muitos exemplos de competições aguerridamente disputadas que engraçam o palmarés de variadíssimos clubes. É sempre importante relembrar que o futebol nacional nem sempre foi pautado por um domínio monopolista dos três emblemas do costume.






Ora, o Campeonato de Lisboa é uma dessas competições de enorme valor nacional que se foram ofuscando ao longo das décadas.

Taça Campeonato de Lisboa

Não lhe reconhecemos o prestígio porque o nosso clube a conquistou (como acontece aliás com alguns títulos cujo valor varia, aos olhos da imprensa, consoante o vencedor), pelo contrário: a grandeza do Belenenses fez-se (e faz-se) antes por ganhar as competições verdadeiramente importantes.Cumprindo o objetivo fundamental deste blogue, propomo-nos hoje a olhar para a conquista do Campeonato de Lisboa de 1925/26, o primeiro grande título do Clube de Futebol “os Belenenses”.

178 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page