top of page
  • Foto do escritorEquipa CAeCP

TAÇA DOS MUTILADOS DA GRANDE GUERRA

Atualizado: 12 de jun. de 2020

O objectivo proposto para este troféu era a angariação de receitas para auxilio aos soldados portugueses que sofreram lesões terrivelmente debilitantes durante a 1ª Grande Guerra Mundial.

A inscrição dos clubes era gratuita e, portanto não tendo direito a contrapartidas percentuais das receitas obtidas nesta competição. Pode pois afirmar-se que este troféu constituiu em Portugal um primeiro exemplo em como o desporto, neste caso o futebol modalidade em desenvolvimento, poderia contribuir para a melhoria das condições de saúde e sociais dos inválidos de guerra.

A organização coube ao Jornal "Os Sports" em acordo com com a Associação de Futebol de Lisboa e os clubes nela filiados com equipas de 1ª categoria.


Na época de 1920-21, e na primeira edição deste valiosíssimo troféu, inscreveram-se oito clubes - Sporting, Casa Pia, Carcavelinhos, Império, Internacional, Benfica, Vitória Futebol Clube e Clube de Futebol "Os Belenenses" - que após sorteio, disputariam a conquista do troféu em sistema de eliminatórias.

Em Abril de 1921 foi dado o pontapé de saída da primeira edição, e a baixo está a tabela com as datas e os resultados dos jogos.

A equipa vencedora era constituída por :

Fernando António, Francisco Ferreira, Francisco Pereira, Joaquim Rio, Joaquim Almeida,

Mário Duarte, Artur José Pereira, José Pereira, Arnaldo Cruz, Júlio Morais e Eduardo Azevedo.


A segunda edição deste troféu data de 01-01-1923 sendo os seus participantes o vencedor da anterior edição, o Clube de Futebol "Os Belenenses", juntando-se Carcavelinhos, União Lisboa, Internacional, Império e Sporting Clube de Portugal.

Abaixo está a tabela com as datas e os resultados dos jogos do torneio.

Nesta segunda edição, a equipa vencedora era constituída por:

Mário Duarte, Eduardo Azevedo, Júlio Morais, Bernardino, Augusto Silva, Anacleto, Fernando António, Joaquim de Almeida, Veloso, Joaquim Rio e Alberto Rio.


Esta foi a segunda vez que o Clube de Futebol "Os Belenenses" inscreveu o seu nome na lista de vencedores deste Troféu considerado uma valiosa relíquia que agora se encontra na sala de Troféus do Clube de Futebol "Os Belenenses", no Estádio do Restelo.

Uma das equipas do Belenenses que disputou a Taça dos Mutilados da Grande Guerra - Da esquerda para direita e de cima para baixo: César de Matos, Azevedo, Alberto Rio, José Pires, Mário Duarte, F. António, Joaquim Rio e Joaquim Almeida, Morais Augusto Silva e Anacleto.
Nesta imagem vislumbra-se a Taça dos Mutilados da Grande Guerra nas mãos de Mário Duarte juntamente com Carlos Duarte e Alberto Rio, todos em frente a sede do Clube.

136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page